Dr. Antonio Fernandes Moron
Chefe do Departamento de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Este evento, reconhecido como um marco indiscutível na área de obstetrícia e ginecologia, representa um ponto de encontro para profissionais dedicados ao cuidado materno-fetal.
Ao longo dos anos, este congresso tem sido uma fonte primordial de conhecimento, inovação e colaboração, impulsionando avanços significativos na assistência às mulheres e na saúde reprodutiva. O compromisso com a excelência na obstetrícia e ginecologia é o foco central deste encontro, oferecendo um espaço para compartilhar as mais recentes descobertas, práticas clínicas avançadas e abordagens terapêuticas inovadoras.
Temos a honra de anunciar a presença de dois convidados internacionais ilustres: o Dr. Gian Carlo Di Renzo e a Dra. Valentina Tsibizova. O Dr. Gian Carlo Di Renzo, Professor de Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Materno-Fetal, é uma figura influente com diversas publicações e participações em congressos globais. Ele é fundador e diretor da Escola Permanente Internacional e Europeia de Medicina Perinatal e Reprodutiva, além de ser editor de várias revistas científicas. A Dra. Valentina Tsibizova, reconhecida internacionalmente na área em Medicina Fetal e Cirurgia Fetal, trará sua vasta experiência e conhecimento para enriquecer ainda mais nosso evento.
Curso inédito no Brasil: Aprenda com o Dr. Edwin Chandraharan, a maior referência internacional em cardiotocografia intraparto!Este curso intensivo de 2 dias, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, oferece uma oportunidade única de se atualizar com o especialista renomado na área.
Junte-se a nós para este encontro único e aproveite a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos com os melhores profissionais da área.
O 9º CMO, congresso tradicional de excelência em obstetrícia e ginecologia, reunirá profissionais e especialistas renomados da academia médica nacional e internacional. O evento trará atualizações sobre temas importantes para a assistência perinatal e os desafios nessas áreas fundamentais da saúde da mulher.
É uma oportunidade única de atualização, troca de experiências e networking para médicos, residentes, estudantes e equipe multiprofissional que busca estar atualizada no estado da arte em assistência perinatal, com hot topics em medicina obstétrica e medicina fetal.
O congresso apresenta uma programação abrangente, composta por palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de casos clínicos, cobrindo temas relevantes, desde as últimas técnicas cirúrgicas até as novidades em diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas e obstétricas. Assim, o CMO se firma como um importante espaço de atualização e intercâmbio de conhecimentos, consolidando o compromisso do Grupo Santa Joana com a promoção da saúde da mulher e o avanço da medicina obstétrica e ginecológica no Brasil.
Chefe do Departamento de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Coordenador Geral de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.
Coordenador de Obstetrícia de Alta Complexidade Grupo Santa Joana.
Chefe do departamento de Ginecologia do Centro de Estudos do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Professor de Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Fetal Materna, ex-Presidente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e ex-Diretor do Centro de Pesquisa em Medicina Reprodutiva e Perinatal na Universidade de Perugia (2004-2022).
• Fundador e Diretor da Escola Internacional e Europeia Permanente de Medicina Perinatal e Reprodutiva (PREIS) em Florença desde 2012.
• Professor titular no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Estatal Médica I.M. Sechenov de Moscou desde 2019.
• Diretor da Alliance for Global Women’s Medicine (GLOWM), a plataforma educacional da FIGO, desde 2022, após servir como Secretário Geral da FIGO por dois mandatos (2012-2018).
• Co-Presidente da New European Surgical Academy (NESA) desde 2010.
• Fundador Editor do Journal of Maternal Fetal and Neonatal Medicine, Editor Correspondente do American Journal of Obstetrics and Gynecology e Editor-Chefe Honorário do Chinese Journal “Maternal Fetal-Medicine”.
• Editor-Chefe do jornal de acesso aberto revisado por pares “Maternal and Children’s Health”, lançado em 2024.
• Membro honorário de 34 sociedades científicas, incluindo Fellow ad eundem do RCOG e Fellow Honorário do American ACOG e do Indian ICOG.
Recebeu o prêmio da Accademia dei Lincei em Ginecologia e Medicina em 2023 e o prêmio “Baiocco d’oro” da cidade de Perugia em 2024.
Publicou mais de 1500 artigos, sendo mais de 490 em revistas internacionais revisadas por pares.
•Palestrante convidado em mais de 1800 congressos nacionais e internacionais e cursos acadêmicos em mais de 125 países.
• Obstetra-Ginecologista, Especialista em Medicina Fetal e Cirurgia Fetal no CEMER, Perugia, Itália.
• Comitê Científico da Escola Internacional PREIS, Florença, Itália.
• Vice-Presidente da Associação Birth and Culture, Florença, Itália.
• Consultor e Chefe da Unidade de Cirurgia Fetal, Hospital Tu Du, Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã.
• Pesquisador no Laboratório de Ginecologia Operatória, Instituto de Perinatologia e Pediatria do Centro Nacional de Pesquisa Almazov e no Centro Regional de Genética Pré-natal, Hospital Leningradskaya, São Petersburgo, Rússia.
• Especialista em Obstetrícia e Ginecologia, com especialização em Medicina Fetal por 15 anos. Experiência em mais de 50.000 avaliações por ultrassom, 3.500 procedimentos invasivos e mais de 500 cirurgias fetais.
• Membro do conselho executivo da European Society of Perinatal Medicine (EAPM) desde 2021.
• Membro do Comitê Científico da Escola Internacional PREIS, Instituto degli Innocenti, Florença, Itália, desde janeiro de 2021.
• Membro do Conselho de Administração da Sociedade Russa de Medicina Perinatal desde 2020.
• Membro do conselho editorial de várias revistas científicas, incluindo Journal of Maternal Fetal and Neonatal Medicine e Pediatric Cardiology.
Edwin é um obstetra e ginecologista consultor com interesse especial em monitoramento da frequência cardíaca fetal intraparto, hemorragia pós-parto maciça e distúrbios do espectro de acretismo placentário (PAS). Ele foi pioneiro na interpretação fisiológica da frequência cardíaca fetal em 2006 e foi membro do grupo de desenvolvimento de diretrizes da FIGO CTG Guideline (2015), e esteve no Conselho Editorial do International Consensus Guidelines on Physiological Interpretation of CTG (2018). Edwin foi pioneiro e conduziu mais de 150 Masterclasses de CTG Fisiológico em 20 países. Ele foi o Editor do Handbook of CTG Interpretation: From Patterns to Physiology, que ajudou a garantir uma mudança de paradigma no monitoramento cardíaco fetal intraparto que foi implementado em hospitais em mais de 20 países. Ele também foi membro do painel para a Diretriz RCOG Green top sobre hemorragia pós-parto (2016), e a Diretriz FIGO sobre PAS (2019) e a Diretriz FIGO sobre hemorragia pós-parto (2022). Edwin foi pioneiro no desenvolvimento do “Algoritmo HAEMOSTASIS”, “Índice de choque obstétrico” e “Técnica sanduíche vertical” no gerenciamento de HPP maciça. Ele foi o editor de “Labor & Delivery” do Continuous Textbook of Women’s Medicine (GLOWM/FIGO) e o coeditor de Obstetric and Intrapartum Management: A Practical Guide to Management, bem como o editor associado de High-Risk Obstetrics: Management Options.
Edwin foi o principal pesquisador do novo procedimento cirúrgico conservador “The Triple P Procedure” para o gerenciamento do espectro de placenta acreta e foi o Editor convidado de Best Practice in Clinical Obstetrics & Gynaecology no PAS. Ele tem mais de 100 publicações, incluindo capítulos, artigos de revisão e artigos de pesquisa originais. Além disso, ele é autor de livros médicos e 2 não médicos.
Edwin atualmente trabalha como Diretor da Global Academy of Medical Education & Training, Londres, e está trabalhando com mais de 10 hospitais para implementar os princípios de interpretação fisiológica de CTG para reduzir a incidência de HIE e intervenções cirúrgicas intraparto desnecessárias.
Inscrições e Network
Abertura
Mesa de Abertura – Inovação em Medicina Obstétrica
Uso Amplificado do Sulfato de Magnésio em Obstetrícia
Progesterona: Além da Prevenção da Prematuridade
Sala de Parto Digital
Discussão
Intervalo
Impacto Perinatal da Insuficiência Placentária
Desafios do Conceito e do Diagnóstico
Monitoramento Integrado do Bem-Estar Fetal
Este feto está preparado para o Trabalho de Parto?
Discussão
Simpósio – Bronquiolite na Infância – Qual o Papel do Obstetra na Prevenção?
Simpósio – Bronquiolite na Infância – Qual o Papel do Obstetra na Prevenção?
Uso de Jada – Experiência Santa Joana
Intervalo
O adiamento voluntário da gestação: papel do ginecologista
O adiamento deliberado da gestação: liberdade, independência, autonomia e riscos…
A vitrificação de oócitos: oportunidade, indicação e eficácia
A mulher médica e o planejamento reprodutivo
A jornada da preservação de oócitos: da decisão à ação e o envolvimento do ginecologista
Discussão
Intervalo
Obstetricia: Mitos e Verdades
Amamentação: Aquilo que Ajuda e Aquilo que Não Ajuda
Atividade Física na Gestação
A Visão do Obstetra do Colo Curto
Discussão
Sessão Doutores no Assunto ao Vivo – Trombofilia
Coquetel e Sorteio
Atualização no Diagnóstico Avançado e Manejo de Malformações Fetais
Cardiopatias Fetais: O Por quê do Rastreamento Universal
Exames de Imagem em Medicina Fetal: Além do Morfológico
A Importância do Estudo Genético: Como e quando solicitar
Fetal Therapeutic Possibilities in Cardiovascular Malformations
Intervalo
Estado da Arte em Medicina Obstétrica no Pré-Natal
O desafio das principais síndromes obstétricas: caminhos comuns e potencial prevenção
Lidando com casos de malformações não diagnosticadas no Pré-Natal
Suplementação Nutricional Personalizada
Discussão
Fechamento conferência
Introdução & Pré-teste
Por que precisamos mudar? Compreendendo as falhas e armadilhas nas ferramentas e metodologias usadas para interpretação do CTG e seu impacto adverso em mulheres, bebês e nos profissionais de saúde.
Discussão
Compreendendo as respostas fetais compensatórias ao ambiente hipóxico intrauterino e o papel da cardiotocografia (CTG) e da ausculta inteligente (intermitente) (IIA) no reconhecimento de um estresse hipóxico fetal intraparto gradualmente evolutivo.
Pausa para Café/Chá
Reconhecendo as características da compensação fetal em comparação com a descompensação no cardiotocógrafo.
Discussão
Características do CTG na Hipóxia Crônica e Comprometimento Fetal Pré-existente.
Intervalo para Almoço
Reconhecimento e Manejo do Estresse Hipóxico Fetal Agudo: Prolapso de Cordão Umbilical, Ruptura Uterina, Descolamento Prematuro da Placenta e hipotensão materna aguda e profunda.
Discussão
Reconhecimento e manejo das características da hipóxia subaguda e armadilhas na interpretação do CTG durante a segunda fase do trabalho de parto.
Pausa para Conforto
Discussão interativa ilustrativa de casos de hipóxia gradualmente evolutiva.
Discussão, feedback e encerramento.
Recapitulação dos diferentes tipos de hipóxia fetal com casos ilustrativos interativos e abordando os Fatores Humanos envolvidos na má interpretação do CTG.
Fisiopatologia do mecônio no líquido amniótico (MSAF) e corioamnionite.
Alterações da frequência cardíaca fetal na inflamação fetal (corioamnionite e COVID-19 materno) – evidências científicas atuais.
Discussão
Aplicando o Conhecimento à Prática: discussão ilustrativa e interativa de casos sobre corioamnionite.
Discussão
Declaração de Consenso Internacional Atualizada sobre a Interpretação Fisiológica do CTG: Como implementar isso na prática clínica?
Intervalo para Almoço
Reconhecimento de causas não hipóxicas de comprometimento fetal (características do CTG na anemia fetal crônica e acidose, hemorragia feto-materna aguda e arritmias cardíacas e acidente vascular cerebral fetal intrauterino).
Pausa para Conforto
Treinador no Local: Apresente seus próprios casos aplicando o conhecimento da fisiopatologia fetal.
Discussão e Encerramento.
Ao fazer sua Inscrição, leia atentamente os critérios de categoria, para não gerar valores adicionais no local do evento!
Lote | Preço | Período |
1° Lote | R$ 850,00 | Até 10 de Setembro |
2° Lote | R$ 1.100,00 | De 11 a 30 de Setembro |
3° Lote | R$ 1.500,00 | De 01 de Outubro até o evento |
Lote | Preço | Período |
1° Lote | R$ 850,00 | Até 10 de Setembro |
2° Lote | R$ 1.000,00 | De 11 a 30 de Setembro |
3° Lote | R$ 1.500,00 | De 01 de Outubro até o evento |
Lote | Preço | Período |
1° Lote | R$ 1.360,00 | Até 10 de Setembro |
2° Lote | R$ 1.600,00 | De 11 a 30 de Setembro |
3° Lote | R$ 2.400,00 | De 01 de Outubro até o evento |
A AD Turismo, agência de viagens oficial para o 9º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica, oferece em condições especiais a hospedagem em São Paulo, o transporte aéreo a partir das diversas cidades brasileiras e o transporte aeroporto / hotel / aeroporto.
Para passagens aéreas serão aplicadas tarifas aéreas promocionais com todas as cias aéreas conforme disponibilidade no momento da reserva através da agência, sempre com possibilidade de pagamento parcelado sem juros com cartões de crédito, segundo as condições vigentes na época.
Aproveite a vinda ao CMO 2024 para conhecer o que a Cidade de São Paulo tem a oferecer!
Informações e reservas:
AD Turismo
logistica@adturismo.com.br
(11) 5087-3455
Local: Hotel Tivoli – Alameda Santos, 1437
I – LOCAL DO CONGRESSO
Hotel Tivoli
Alameda Santos, 1437 Cerqueira Cesar – São Paulo/SP
II – INFORMAÇÕES
Centro de Ensino do Grupo Santa Joana
55 11 5080-6068
ensino.desenvolvimento@santaojoana.com.br
III – CREDENCIAMENTO
O crachá é emitido na secretaria local do congresso, no momento de sua chegada ao evento. Todo participante receberá um crachá pessoal e intransferível. Seu uso é OBRIGATÓRIO em todas as dependências, inclusive na área de Exposição. Não nos responsabilizamos pela perda do crachá fornecido no credenciamento. A emissão da 2ª via será feita mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição local.
IV – MATERIAL DO PARTICIPANTE
Garantimos material somente para os pré-inscritos. O material para as inscrições realizadas no local dependerá de disponibilidade.
V – PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de alterar o conteúdo programático por motivo de força maior. Eventuais alterações serão informadas neste site.
VI – TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Haverá tradução para a palestra proferida em inglês. Para retirar os fones de tradução será solicitado ao congressista um documento de identificação com foto. Os aparelhos deverão ser devolvidos ao final da sessão.
VII – ÁREA DE EXPOSIÇÃO
Uma exposição de produtos ligados à área estará disponível para os participantes, durante o Congresso. Ali, os expositores apresentarão as novidades sobre seus produtos, soluções, tecnologias, serviços e equipamentos contribuindo para o aprimoramento das práticas em saúde e, assim, podermos, juntos, oferecer mais qualidade e segurança aos pacientes.
VIII – AVISOS IMPORTANTES
– Proibido fumar nas dependências do evento.
– Proibido fotografar ou filmar as atividades científicas, bem como a utilização de qualquer informação ou material científico apresentado, sem a autorização prévia, por escrito, do Centro de Ensino.
– Durante as sessões científicas, solicita-se que os telefones celulares estejam ativados na opção silenciosa dos mesmos, evitando problemas com os palestrantes, com a plateia ou com interferência no som da sala.
– Cuide dos seus pertences não os deixando na sala nos intervalos. O local, as empresas Promotora e Organizadora do evento não se responsabilizarão por nenhuma ocorrência.
IX – CERTIFICADOS
Os certificados de participação somente serão emitidos para os inscritos que efetivamente comparecerem e participarem do congresso.
X – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA
Para atender à regulamentação da ANVISA (Resolução RDC 96/2008), durante a realização do Simpósio serão respeitadas as seguintes regras:
Preencha o formulário abaixo em caso de interesse: